FSDEA E TDB GROUP ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA REFORÇAR A CAPACIDADE DE EXPORTAÇÃO E O FINANCIAMENTO DE INFRAESTRUTURAS EM ANGOLA ATRAVÉS DE UMA NOVA PLATAFORMA


Luanda, Angola, 28 de Outubro de 2025 – O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) e o Grupo Trade and Development Bank (TDB Group) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objectivo de estabelecer a Plataforma Angolana de Exportação e Desenvolvimento do Comércio, um novo mecanismo concebido para estimular as exportações, atrair capital regional e fortalecer o papel de Angola na transformação comercial e industrial de África.
Mais especificamente, o MoU permitirá às instituições estruturar e operacionalizar esta facilidade, bem como mobilizar investimento, sendo a gestão do fundo assegurada pelo TDB Group.
A cerimónia de assinatura teve lugar a 28 de Outubro, durante a Cimeira de Luanda sobre o Financiamento do Desenvolvimento de Infraestruturas em África, coorganizada pela Comissão da União Africana (CUA) e pela Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD), sob o patrocínio de S. Ex. João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da União Africana.
Um Marco para a Diversificação Económica
Esta cooperação marca uma nova fase na agenda de diversificação económica de Angola, ao combinar a capacidade financeira do FSDEA com a vasta experiência regional do TDB Group em financiamento de projectos, desenvolvimento do comércio e gestão de investimentos.
A Plataforma Angolana de Exportação e Desenvolvimento do Comércio mobilizará fundos para sectores estratégicos como:
Com a criação desta plataforma, o FSDEA reforça a sua missão de transformar o capital soberano em investimento produtivo, gerando riqueza e emprego sustentável em Angola.
Capacidade Financeira e Influência Regional do TDB Group
O TDB Group participa nesta parceria sustentado por fundamentos financeiros sólidos, uma ampla presença regional no continente e reconhecida experiência na mobilização de investidores institucionais para fundos de financiamento do comércio que geram retorno competitivo e impacto positivo.
Com activos de 10 mil milhões de USD no final de 2024, o TDB Group serve dezenas de países em todas as sub-regiões africanas, incluindo Angola.
As suas demonstrações financeiras auditadas para o mesmo período mostram um capital e reservas de 2,3 mil milhões de USD e uma carteira de 7,3 mil milhões de USD, com uma taxa média anual de crescimento composta de cerca de 6%, demonstrando a sua solidez e resiliência financeira.
Reforço da Cooperação Regional
Através deste MoU, ambas as instituições irão co-criar soluções de investimento que respondam às prioridades de Angola e, simultaneamente, promovam a integração regional, em linha com as ambições da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA).
“Valorizamos a nossa parceria forte e crescente com o FSDEA. A nova plataforma que estamos a desenvolver aproveita a infraestrutura regional existente e as plataformas de financiamento do comércio do TDB Group para canalizar capital, reduzir riscos de investimento e desbloquear a participação do sector privado”, afirmou Admassu Tadesse, Presidente e Director-Geral do TDB Group.
“Através desta nova parceria, esperamos contribuir para o desenvolvimento económico sustentável de Angola, o comércio intra-africano e, em última análise, para o crescimento do continente.”
Por sua vez, Armando Manuel, Presidente do Conselho de Administração do FSDEA, declarou: “Para Angola, esta nova plataforma de exportação e desenvolvimento comercial representará acesso não apenas a financiamento, mas também a conhecimento técnico, estruturas institucionais e redes regionais essenciais para expandir as exportações, integrar cadeias de valor e atrair investimento directo estrangeiro. É com satisfação que elevamos a nossa parceria com o TDB Group, que já produziu impacto desde que nos tornámos accionistas do Grupo em 2024 — após o que recebemos uma linha de crédito de 300 milhões de USD do Banco para apoiar a contribuição do FSDEA num importante projecto de fertilizantes em Angola, destinado a fortalecer a segurança alimentar e reduzir a dependência das importações.”
O TDB Group está activo em Angola desde 2020. Entre os seus veículos financeiros, o ESATF — fundo africano de comércio gerido pela ESATAL, gestora de fundos detida integralmente pelo TDB Group — tem investido no país há cinco anos, apoiando o financiamento de exportações, infraestruturas portuárias e médicas, entre outras áreas.
SOBRE O TDB GROUP
Fundado em 1985, o Trade and Development Bank Group (TDB Group) é um banco multilateral africano de desenvolvimento regional, com o mandato de financiar e promover o comércio, a integração económica regional e o desenvolvimento sustentável em África.
O TDB Group integra várias subsidiárias e unidades estratégicas de negócios, incluindo: Trade and Development Banking, TDB Asset Management (TAM), Trade and Development Fund (TDF), TDB Captive Insurance Company (TCI), a gestora de fundos ESATAL, e a TDB Academy.
🌐 www.tdbgroup.org
SOBRE O FSDEA
O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) foi criado para promover o desenvolvimento social e económico sustentável de Angola, gerando riqueza a longo prazo para o povo angolano através da gestão prudente dos recursos nacionais.
O FSDEA investe numa ampla gama de instrumentos financeiros e classes de activos, tanto a nível nacional como internacional, visando assegurar retornos competitivos, preservar o capital e catalisar a diversificação económica nos sectores produtivos de Angola.
🌐 www.fundosoberano.ao